Uma equipa multidisciplinar do BSAFE LAB da Universidade da Beira Interior, da iTech-On e liderada pela IPS Innovative Prison Systems, vai cooperar no desenvolvimento de um sistema “inteligente de gestão de ofensores”, num projeto que conta com 1,7 milhões de euros de investimento privado e público.
As atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) desta equipa vão ser colocadas em prática em iteração, envolvendo representantes das várias entidades que constituem o consórcio, desde cientistas em ciências da computação, sistemas de suporte à decisão, inteligência artificial, políticas públicas e governação digital, psicologia forense, penologia e cibersegurança. A equipa conta ainda com especialistas mundialmente reconhecidos na área das reformas de sistemas penitenciários.
O sistema de gestão de ofensores (OMS, da sigla em inglês) define a plataforma de gestão informática usada por administrações penitenciárias e de reinserção social, por vezes partilhada com profissionais de outras instituições que compõem o sistema de justiça criminal para recolher, armazenar, analisar, recuperar e disponibilizar dados, informação e conhecimento sobre os ofensores que são necessários para tomada de decisões durante o cumprimento da pena.
A solução a desenvolver tem características funcionais inovadoras que possibilitam a integração e agilidade do sistema de informação nevrálgico das administrações penitenciárias.
Do lado da UBI, estarão envolvidos os professores Nuno Pombo, Nuno Garcia, Graça Esgalhado, Henrique Pereira, Vítor Costa e quatro bolseiros de investigação.
A IPS Innovative Prison Systems tem desenvolvido projetos com participação ativa das administrações públicas de vários países na área da justiça criminal e reforma penitenciária.