Os mais de mil milhões de utilizadores de iPhone começam agora a receber a nova versão do sistema operativo que traz significativas mudanças na política de privacidade e limitam a atividade de rastreio dos utilizadores. Para alguns utilizadores, isto significa que vão começar a receber um alerta em pop-up quando uma app estiver a solicitar determinadas permissões de acesso que a Apple considera que podem fornecer informação sobre os hábitos de navegação de cada um. Nas empresas, no entanto, caso os utilizadores recusem a permissão de acesso, pode haver grandes impactos que ainda estão por quantificar exatamente, explica a Reuters.
Alguns especialistas consideram que é provável que menos de um em cada três utilizadores venha a permitir o rastreio de dados. Os utilizadores vão poder aceder também a um menu onde, com um simples comando, podem desabilitar todas as permissões de tracking das aplicações. Em alternativa, podem definir o grau de acesso para cada app individualmente.
A indústria da publicidade já há muito tempo que recolhe dados sobre os hábitos de navegação dos utilizadores como forma de servir publicidade mais direcionada para os interesses de cada um. Com a potencial redução desta base, é possível que as receitas deste setor baixem também.
A Apple defende que as alterações foram implementadas como forma de permitir aos seus clientes maior controlo sobre os dados que são partilhados com terceiros, possibilitando também uma definição com maior granularidade dos acessos.
A recolha de dados continua a ser possível, desde que as aplicações refiram que o estão a fazer nas suas políticas de privacidade. Estas alterações só acontecerão nas apps que partilham dados com terceiros como forma de dirigir anúncios. Uma espécie de ‘etiquetas nutricionais’ sobre a recolha de dados passa a ser mostrada na App Store junto de cada aplicação disponível.