Alguns utilizadores de Netflix começaram a receber uma mensagem que diz “se não mora com o dono desta conta, precisa da sua própria conta para continuar a ver”. Segundo um porta-voz da empresa, trata-se de uma funcionalidade que está a ser testada para “assegurar que as pessoas a usar contas de Netflix estão autorizadas a fazê-lo”. Em alguns casos deste teste, é enviado um código por email ou para SMS para os contactos registados na conta para se verificar se quem está a usar efetivamente o pode fazer. Quem não consegue completar a verificação dentro de um determinado prazo, deixa de conseguir aceder à plataforma e é convidado a criar uma nova.
Com mais de 200 milhões de utilizadores ativos, não se sabe concretamente quantos destes é que partilham o acesso às contas com pessoas que não moram na mesma casa. O termo usado pela Netflix não clarifica o conceito de ‘partilhar o lar’, não especificando se se trata de uma residência física ou se, por exemplo, filhos a estudar fora podem ter a mesma conta que os pais, lembra o The Verge.
Esta medida, na prática, pode não ajudar a contornar a prática, uma vez que o amigo pode enviar o código na mesma para o utilizador ‘ilegal’, desta forma autenticando-o. Não se conhecem quantas contas receberam esta mensagem, nem se a Netflix vai alargar o mecanismo de verificação a toda a plataforma.