O atingimento da marca foi avançado pela própria fabricante e sublinhado pelo fundador no Twitter: a Tesla revelou ter superado as expetativas e colocado no mercado um total de 499550 carros no ano de 2020, quase atingindo o volume avançado pelo CEO de 500 mil unidades.
A entrega de carros acelerou no último trimestre do ano e ainda mais no último mês e meio do ano. Entre outubro e dezembro foram entregues 180570 unidades aos clientes. Com este registo, as vendas anuais da Tesla sobem 36%, ultrapassando as expetativas trimestrais dos analistas.
Elon Musk salientou o feito no Twitter, congratulando a equipa pelo atingimento da marca e lembrando que “no início da Tesla, julgávamos (otimisticamente) que tínhamos 10% de hipóteses de sobrevivência”.
O impacto da pandemia fez-se sentir na Tesla com o encerramento parcial da fábrica de Fremont, nos EUA, mas o esforço final de aumento de produção, aliado a incentivos como a oferta de algumas opções de condução autónoma (avaliadas em dez mil dólares) levaram a empresa a conseguir produzir mais de 509 mil unidades e vender perto de meio milhão, noticia o The Guardian.
Agora, a produção está a retomar índices de normalidade e o Model Y SUV começou a ser fabricado a partir de Xangai, na China, com as primeiras unidades a chegarem em breve ao mercado.
A Tesla fecha o ano de 2020 com uma valorização de oito vezes, nos 705 dólares por ação, a cerca de 669 mil milhões de dólares no total.