O Green Menu, em português Menu Renovação Casa Verde, pretende ser um ponto único que torna o processo de renovação de edifícios em algo mais simples, atraente e escalável. O objetivo é servir de ponto único para proprietários de casas em Portugal, Eslovénia e Holanda e servir informações relevantes sobre como tornar as habitações mais sustentáveis, incluindo soluções técnicas, oportunidades financeiras e regulamentação sobre património local, lê-se no comunicado publicado no site da FCT NOVA. Além de informação estática, a plataforma disponibiliza ferramentas de cálculo de fácil utilização.
O PAS2020 é o projeto pan-europeu, financiado pelo EIT Climate-KIC, que juntou equipas de especialistas e investigadores dos três países. João Pedro Gouveia, investigador da FCT NOVA, sublinha que a melhoria da eficiência energética nos edifícios é fundamental para os esforços globais de mitigação das alterações climáticas e manutenção do aumento da temperatura abaixo de 1,5 graus centígrados, afirmando que “a atual crise pandémica veio também reforçar a importância de se investir na resiliência dos sistemas socioeconómicos e em estilos de vida saudáveis. A renovação de edifícios é uma medida essencial identificada pela Comissão Europeia no Pacto Ecológico Europeu”.
Os edifícios construídos antes de 1945 representam entre 10 e 30% do parque edificado, dependendo do país em questão e a sua reabilitação pode afigurar-se complexa. Esta plataforma gratuita reúne, num único local, toda a informação sobre medidas sustentáveis, instrumentos financeiros e regulação e pode ser consultada aqui Menu Renovação Casa Verde.