As autoridades do Paquistão já tinham manifestado preocupação com a natureza dos vídeos publicados no TikTok e questionado o impacto que estes tinham na sociedade. Agora, o TikTok foi mesmo banido do país, justificando-se a decisão pelos vídeos “imorais e indecentes” que por lá se encontram.
A decisão foi anunciada pela Autoridade de Telecomunicações do Paquistão, o organismo que tutela este setor. A proibição surge depois de o TikTok ter “falhado no cumprimento das instruções”, defende a entidade, referindo-se aos primeiros alertas dados em março. As autoridades terão agido depois de terem recebido “várias queixas de diferentes segmentos da sociedade”, cita o Tech Crunch. O comunicado explica ainda que “a TikTok foi informada que a autoridade está aberta para o diálogo e pronta a rever a decisão se o serviço apresentar um mecanismo satisfatório para moderar conteúdos ilegais”
Um porta-voz do TikTok refere que há conversas constantes com as autoridades em todos os países onde o serviço está presente, realça as “proteções robustas que estão em vigor para suportar uma plataforma segura para a nossa comunidade, incluindo moderação, claras Diretivas para a Comunidade e mecanismos simples para reportar conteúdos para revisão” e expressa o desejo de chegar a uma conclusão em breve para poder “continuar a servir a vibrante e criativa comunidade online do país”.
Recorde-se que na vizinha Índia o TikTok também foi banido, juntamente com outros serviços com origem chinesa, tendo sido citados receios de cibersegurança. Além destes dois países, a rede da ByteDance está também a passar por uma situação de incerteza nos EUA.