A Infraspeak anunciou nesta quinta-feira o lançamento de uma plataforma com ferramentas de Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), que conta com a participação de fornecedores portugueses e estrangeiros. A startup, mais conhecida por ser responsável por um software de gestão e manutenção de grandes infraestruturas – como aeroportos, hospitais, hotéis, supermercados ou estádios – aposta neste marketplace como uma forma de tentar simplificar a digitalização dos processos de manutenção das empresas.
O mercado de IoT da Infraspeak conta, por agora, com ferramentas e soluções das empresas Wattsense, Emitu, Virtual Power Solutions, DT Way e Sypro i-Predict. Através da página da IoT Store é possível encontrar informações sobre o tipo de soluções disponibilizadas por cada fornecedor e fazer, a partir daí, um pedido de orçamento.
Entre as ferramentas disponíveis há monitorizadores de consumo de eletricidade, gás e água, gestão de temperatura e humidade, controlo de temperatura para alimentos e fármacos, e monitorização da qualidade do ar e ruído. Estes sensores recolhem dados de equipamentos e edifícios, permitindo depois às empresas montarem estratégias de monitorização, manutenção e prevenção dos equipamentos.
“Faz todo o sentido tornarmos mais acessível a implementação de IoT. As empresas que, de alguma forma, gerem equipamentos, têm hoje o desafio de recolher dados e utilizá-los para decidir melhor, ser mais eficiente e mais rentável. Integrar IoT passou a ser inevitável, visto que é das formas mais simples de obter dados que permitem decidir mais rápido e prevenir problemas desnecessários”, adianta, em comunicado, Luís Martins, cofundador e líder de produto da Infraspeak, a propósito desta nova aposta.