A divisão de máquinas fotográficas da Olympus vai passar para o Japan Industrial Partners, o mesmo fundo de investimento que comprou a marca VAIO. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, com a assinatura de um acordo de entendimento entre ambas as partes.
A Olympus cede assim a sua posição no segmento de imagem, que já representava pouco do seu negócio, para se focar no fornecimento de equipamentos médicos, como os aparelhos para realizar endoscopias, explica o The Verge.
O JIP pretende manter a comercialização das duas marcas que está a comprar agora, tal como fez com os portáteis VAIO que continuam a surgir, mesmo depois de a marca ter sido vendida pela Sony ao JIP.
A divisão de imagem da Olympus estava focada no formato micro quatro-terços (micro 4/3) mirrorless e estaria em perdas há três anos consecutivos. Com a série Pen, em 2009, a empresa conseguiu começar uma vaga de interesse por modelos mirrorless com aspeto retro e a Olympus chegou a ter alguns modelos com boa aceitação na década de 2010. Um dos últimos modelos apresentados pela marca foi a E-M5 Mark III, o modelo que pode ver na galeria em cima.
O acordo definitivo entre as partes deve ser assinado em setembro e concluído, por valores ainda por revelar, até ao final do ano.