A Distance Assistant é uma solução desenvolvida pela Amazon para guiar os trabalhadores dos armazéns e ajudá-los a manter o distanciamento social dentro das instalações. O sistema assenta em câmaras com sensores de profundidade que medem a distância entre os colaboradores nas zonas de passagem de mais funcionários. O algoritmo de IA é usado para distinguir as pessoas do cenário e entra depois em cena uma solução de Realidade Aumentada que assinala com indicadores visuais se as pessoas estão demasiado perto ou a cumprir as recomendações.
Aquilo que as ‘máquinas’ veem é projetado em ecrãs de 50 polegadas que estão localizados nas zonas de passagem frequente para que os trabalhadores possam ir espreitando e percebendo se devem mudar de trajetória. A solução corre num computador local e não necessita de qualquer assistência na nuvem, noticia o Engadget.
Para já, a Distance Assistant está disponível num conjunto seleto de localizações, mas a Amazon afirma que quer lançar rapidamente em “centenas de instalações” nas “próximas semanas”. Não foram partilhadas ainda quaisquer conclusões sobre quão eficiente tem sido este sistema, mas a Amazon revela que tem conseguido ajudar a dar indicações visuais e dar aos funcionários “feedback visual imediato”.
Um dos processos judiciais em que a Amazon está envolvida acusa a empresa de não permitir aos trabalhadores afastarem-se, nem por um momento, dos seus postos de trabalho, nem para cumprir as “normas básicas” de higiene.