A Zoom divulgou o seu relatório de contas para o primeiro trimestre fiscal de 2020 e há vários indicadores que evidenciam o sucesso. A plataforma de videoconferência já era usada e conhecida no mundo, mas a pandemia, o distanciamento social, o teletrabalho e o ensino online catapultaram-na para outro nível. Por exemplo, o número de clientes do Zoom com mais de dez funcionários aumentou 354% face ao registo do mesmo trimestre do ano anterior.
Em termos de utilizadores finais, o relatório conta que em abril de 2020 o pico de utilizadores gratuitos e pagos foi de 300 milhões, bastante mais do que os 10 milhões de participantes em simultâneo registados em dezembro de 2019. No primeiro mês deste ano, fizeram-se reuniões durante 100 mil milhões de minutos no Zoom. No fim de abril, este número situava-se nos dois biliões de minutos, noticia o Engadget.
No que toca a receitas, a empresa registou 328 milhões de dólares neste trimestre, mais do dobro dos 122 milhões registados em igual período do ano passado e bem mais do que os 200 milhões que a empresa tinha projetado há alguns meses. Do lado das despesas, como seria expectável, também houve um aumento, para os 201 milhões de dólares.
Recorde-se que a pandemia trouxe mais utilizadores, o que trouxe mais escrutínio à plataforma e a Zoom teve muitas ‘dores de cabeça’ para resolver, em termos de cibersegurança.