A segunda edição do programa de aceleração Techstars Lisbon em parceria com a Semapa Next terminou nesta semana com a apresentação dos projetos de base tecnológica a mais de 200 investidores internacionais. A Semapa Next já apoiou com uma verba de 120 mil dólares cada uma destas jovens empresas. O programa de aceleração decorreu em Lisboa durante as últimas semanas porque a capital portuguesa é reconhecida por ter um ecossistema com um hub de talento, de casos de sucesso e de mentores muito propício a fazer crescer startups.
Ricardo Pires, CEO da Semapa Next, sublinha em comunicado de imprensa que foi feita a seleção destas dez startups de entre centenas de candidaturas e que se desenvolveu um trabalho intenso nos últimos meses. “A participação neste programa de aceleração permite às startups beneficiar da experiência dos mentores do Grupo Semapa, ter acesso à rede internacional do Techstars que conta com 10.000 mentores e beneficiar da comunidade de empreendedorismo em Portugal que permite o acesso a talento de classe mundial, mentores com experiência no crescimento rápido de startups e empresas a pagarem para testar novas tecnologias”, realça também Hugo Augusto, diretor da Techstars Lisbon.
Durante o Demo Day virtual, foram apresentados vídeos com os pitches das startups que apresentaram as suas soluções aos investidores.
A segunda edição arrancou em março e teve de se adaptar ao contexto da pandemia e ao confinamento social obrigatório: durante as 12 semanas do programa, a aceleração decorreu virtualmente. A experiência da Techstars, através do programa Techstars Anywhere, permitiu a transformação rápida do modelo, com um mínimo de disrupção. Com a virtualização imposta, foi explorada a oportunidade e reforçado o programa com conteúdos sobre gestão de crise, adaptação de estratégia e gestão de tesouraria durante crises económicas.
As portuguesas Rnters, EmotAI e Secret City Trails fizeram parte deste programa. Dos EUA, chegaram a Apres, a Labby, a Left e a VueBox. Da Austrália, tivemos a ParaSpace, de Israel a QSEE e de França a TicTacTrip.