Com a pandemia do Covid-19 a abrigar ao isolamento social, a Samsung optou por dar a conhecer as novidades para o segmento de televisores QLED através de uma apresentação virtual. Depois de ter sido a primeira fabricante a colocar TVs 8K no mercado nacional, a Samsung vai manter a aposta nesta tecnologia, com a linha QLED para 2020 a focar-se no upscaling de todos os formatos (HD, FHD, UHD) através de Inteligência Artificial, sendo que o algoritmo de deep learning vai permitir trabalhar todos os pixéis. Além disto, está prometida uma distribuição de energia mais inteligente para melhorar os níveis de brilho e contraste sem aumentar o consumo. Se o upscaling é uma forma de compensar a falta de conteúdos disponíveis em 8K, a Samsung refere outra forma de obter vídeos nesta resolução: gravá-los com os novos smartphones Galaxy S20.
Mas, além da qualidade de imagem, a fabricante aposta em outras tecnologias para diferenciar a nova linha 2020 QLED 8K. Uma delas é o Multi View, que permite espelhar no ecrã do televisor uma imagem secundária. Entre os exemplos dados pela Samsung estavam o feed das redes sociais (pode ser útil durante um jogo de futebol) ou imagens de uma câmara externa (ligada por USB-C ou HDMI, por exemplo). A isto junta-se o Digital Butler, um ‘mordomo’ que permite conectar o televisor a outros dispositivos de forma automática e controlar até equipamentos de IoT Internet das Coisas).
A nível de controlos de voz, os novos QLED 8K vão suportar Amazon Alexa e Google Assistant, além, claro, da Bixby da Samsung. Questionados pela Exame Informática, os responsáveis da marca coreana revelaram que ainda não há datas para integração com Siri, mas que é uma possibilidade que não está colocada de parte.
No que diz respeito ao áudio, a Samsung aposta numa tríade de tecnologias: OTS+ (Object Tracking Sound+) para um som mais dinâmico, pois acompanha o objeto à medida que ele se desloca pelo ecrã; AVA (Active Voice Amplifier), que permite reconhecer ruídos à volta (quando se liga o aspirador, por exemplo) e concentra o som na voz; e Q- Symphony, em que os altifalantes da TV sincronizam com os da soundbar para tirar proveito do posicionamento diferente das fontes de áudio para gerar um áudio mais envolvente.
Com o lançamento da PlayStation 5 e da Xbox Series X previstos para o final deste ano, a Samsung não quer descurar o mercado de gamers, até porque as novas consolas serão capazes de reproduzir conteúdos em 8K. Assim, a fabricante coreana trabalhou para reduzir o lag em até 40% (quando comparado com os modelos de 2019) e otimizou os níveis de pretos para os jogos. Recorde-se ainda que a Samsung tem vindo a trabalhar com a Microsoft desde 2017, com os responsáveis da empresa presentes no evento a garantirem que na segunda metade deste ano já se começarão a ver os resultados desta parceria para melhorar a experiência de jogo. A empresa continua ainda a trabalhar com a Nvidia para passar a incorporar a tecnologia G-Sync nas televisões.
Os televisores vocacionados para o lifestyle – The Frame, The Serif e The Sero – vão também partir à conquista do mundo. Depois de vender 500 mil unidades do The Frame, a Samsung quer passar esta TV do mercado de nicho para o mainstream, com modelos que vão das 32 às 75 polegadas. Por sua vez, o The Sero, que era vendido exclusivamente na Coreia do Sul, terá agora direito a um lançamento global. Assim, chegará à Europa em junho por €1499. À Exame Informatica, a Samsung Portugal confirmou que, salvo imprevistos, o televisor estará no mercado nacional por volta dessa altura. Saliente-se que o The Sero é capaz de ser emparelhado com um dispositivo móvel para funcionar como espelho do smartphone Android e roda para poder ser utilizado tanto na horizontal como na vertical. Tem 43 polegadas e resolução 4K.