Um programador que trabalhe com a linguagem de programação Go ganha, em média, 46 mil euros brutos anuais. Esta é de longe a linguagem de programação que garante os melhores salários, já que o segundo lugar, ocupado pela linguagem Ruby, garante um ordenado médio bruto anual de 39 mil euros. Já quem trabalha em Groovy recebe, em média, 38 mil euros brutos anuais.
Os valores fazem parte do Tech Careers Report 2020, elaborado pela startup Landing.jobs, e que faz uma ‘radiografia’ ao mercado de trabalho tecnológico em Portugal.
As linguagens de programação que garantem os melhores rendimentos contrasta, por exemplo, com aquelas que são as linguagens mais utilizadas pelos trabalhadores nas suas tarefas. Dos 2556 respondentes do inquérito, mais de 1110 trabalha de forma regular com Javascript, aquela que é a linguagem mais popular. Num muito próximo segundo lugar surge o SQL, com 1090 inquiridos a usarem-na de forma regular. Já no que à popularidade das linguagens diz respeito, Go está na 16ª posição, Ruby em décimo e Groovy apenas em 18º.
Olhando para a tabela das linguagens que garantem melhores rendimentos, o Javascript surge apenas na 13ª posição e o SQL em 11º lugar, com ambas a garantirem rendimentos médios anuais brutos na ordem dos 33 mil euros.
O estudo da Landing.jobs revela ainda quais os empregos tecnológicos que garantem os melhores salários, assim como outros indicadores sobre o atual estado do mercado de trabalho: por exemplo, os trabalhadores tecnológicos independentes (freelancers) ganham, em média, quase 48 mil euros brutos anuais, o que é 45% mais do que a média de ordenados de quem tem contrato com uma empresa.