O Movimento Portugal #EntraEmCena foi desenvolvido no contexto da iniciativa Covid-19 Community Response Program da OutSystems e representa um investimento de mais de um milhão de euros em projetos, até aos 20 mil euros cada. A iniciativa surge num momento particularmente frágil para todos, incluindo para os artistas, que viram as suas fontes de rendimento canceladas ou adiadas.
A tecnológica portuguesa OutSystemas é a responsável pelo projeto e disponibiliza a sua plataforma low-code para a criação de um marketplace digital, onde os artistas podem lançar ideias e obter investimento para a fase de conceção e desenvolvimento. A iniciativa pretende que empresas públicas e privadas visitem o ‘espaço’ para encontrar talentos e lançar desafios ao desenvolvimento, escolhendo aqueles onde pretendem investir desde logo.
A plataforma digital do marketplace permite juntar artistas a potenciais investidores e faz a ponte para vários projetos se tornarem realidade, mesmo que seja a partir de casa para já ou para um cenário pós pandemia.
A Hi Interactive e a Academia do Código são os dois parceiros da OutSystems no desenvolvimento desta ideia. O objetivo central deste movimento transformativo, explica o comunicado de imprensa, é que a cultura portuguesa não seja também uma vítima do coronavírus, garantindo a identidade e a sustentabilidade cultural do país.
Entre os apoiantes da medida estão Ministério da Cultura, AGEAS, Ágora, Altice, BPI, CGD, CCB, EDP, EGEAC, Fidelidade, Fundação Calouste Gulbenkian, Galp, INCM, MEO, Millenium BCP, Montepio, NOS, Novo Banco, OPART, Renova, Sagres, SCML, Superbock, Teatro Nacional São João, Teatro Nacional D. Maria II, Vodafone e Viúva Lamego, esperando-se que mais entidades adiram em breve.