O Sveriges Riksbank, banco central da Suécia, começou um projeto-piloto para testar a solução técnica que pode estar na base da versão digital da moeda do país, a coroa sueca. O projeto, chamado de e-coroa (de coroa eletrónica, em inglês e-krona), está a ser desenvolvido em parceria com a consultora Accenture e tem por base a tecnologia de blockchain.
Nesta fase, a coroa sueca digital vai ser testada “num ambiente de teste isolado”, informa o Riksbank. O objetivo é que a e-coroa possa funcionar como um complemento ao dinheiro físico e que tenha um sistema de utilização que seja acessível para toda a população.
“A coroa digital deve ser simples, fácil de usar e tem de cumprir requisitos críticos de segurança e performance”, acrescenta ainda o banco central sueco, em comunicado.
De acordo com a informação partilhada, no ambiente de teste os utilizadores deverão conseguir ter a moeda digital numa carteira digital, fazer pagamentos, depósitos e levantamentos através de uma aplicação. A funcionalidade de pagamentos também deverá estar acessível através de equipamentos como relógios inteligentes e cartões.
O projeto-piloto vai durar até ao final de fevereiro de 2021, com o banco central a deixar em aberto a possibilidade de o teste ser estendido, para que a solução técnica possa ter mais tempo de desenvolvimento.
Apesar deste passo, o Sveriges Riksbank diz que “não há qualquer decisão na emissão da e-coroa, como é que uma e-coroa pode ser desenhada ou que tecnologia pode ser usada”. O principal propósito deste projeto, sublinha, é aumentar o conhecimento do banco central relativamente ao funcionamento de uma moeda digital.
A criação deste projeto foi impulsionada pelo declínio no uso de dinheiro físico da Suécia, um facto que o banco central considera que pode vir a resultar em situações de marginalização – como um utilizador querer pagar em dinheiro e o vendedor já não aceitar.
“[Atualmente] O dinheiro digital é uma afirmação dos elementos privados em contraste com o dinheiro físico que é uma afirmação do Estado [sueco]. A e-coroa ofereceria à população o acesso contínuo a dinheiro do banco central, tal como o dinheiro físico, mas num formato digital”, explica ainda o banco central sueco.
Segundo uma nota do Sveriges Riksbank, a solução da e-coroa vai ser baseada em tokens digitais, ativos com valor associados a uma rede de blockchain, e deverá suportar pagamentos instantâneos, “tão simples como enviar uma mensagem”.
De recordar que o Banco Central Europeu também está a avaliar o lançamento de uma moeda digital.