O Huawei Mate X foi apresentado no Mobile World Congress do ano passado e teve estreia marcada para julho. No entanto, melhorias no sistema de dobradiças do ecrã e algumas afinações de última hora levaram a Huawei a optar por adiar o lançamento para novembro. Agora, a empresa revela que está a comercializar cem mil unidades do aparelho que só está disponível no mercado chinês e que custa 2400 dólares, noticia o Android Central.
A rival Samsung revelou durante a CES deste ano ter vendido 400 a 500 mil unidades do Galaxy Fold, que foi lançado em setembro, o que significa que as duas fabricantes estão muito próximas em termos de volumes mensais. Também a empresa sul coreana teve de relançar o Fold, depois de algumas dificuldades aquando do lançamento original. A Microsoft, com o Duo, e a Motorola com o Razr planeiam estrear os seus telefones que se dobram ainda este ano.
Apesar de não haver data oficial confirmada, a Huawei já tinha dito no passado que pretendia disponibilizar o Mate X na Europa durante o primeiro trimestre do ano. Espera-se que a empresa mostre uma segunda versão do equipamento durante o Mobile World Congress deste ano.
O Mate X tem um ecrã que se dobra para trás, o que faz com que, quando dobrado, tenha ecrã dos dois lados.
A indústria das tecnologias está a apostar forte neste tipo de aparelhos, com a CES a ser o palco de apresentação de vários telefones e portáteis com ecrãs que se dobram.