O site de tecnologia britânico The Inquirer, um dos mais conhecidos do país e da imprensa especializada em tecnologia, com uma audiência média mensal de três milhões de visualizações, vai fechar. O anúncio foi feito nesta quinta-feira na própria página da publicação, num artigo assinado por Carly Page, atual editora do projeto.
Segundo a informação partilhada, a decisão de fechar a publicação foi tomada na semana passada pela empresa responsável pela publicação, a Incisive Media, altura em que também foi comunicado aos jornalistas o fecho do site. Já não vão ser publicados mais artigos e no final de março o site deixa mesmo de existir.
Com a decisão perdem trabalho os dois jornalistas que trabalhavam a tempo inteiro no site. A decisão afeta também dois colaboradores ocasionais que a publicação tinha.
«Obrigado caro leitor. Ao longo das duas últimas décadas tem sido o sangue deste site. Sem os leitores, o The Inquirer teria sido uma experiência de vida curta, mas a vossa curiosidade, apoio e comentários honestos tornaram o The Inquirer no sucesso que foi», escreveu a responsável editorial.
De acordo com a publicação PressGazette, Alan Loader, diretor de tecnologia para meios de comunicação da Incisive Media, a empresa tomou a decisão «relutante» de fechar o The Inquirer para focar-se em eventos e reduzir o peso da publicidade programática «quando este tipo de receita está sob forte escrutínio».
O The Inquirer foi fundado em 2001 por Mike Magee, a mesma pessoa que lançou o também site de tecnologia britânico The Register.