Como já revelámos anteriormente, a Huawei está preparar-se para criar o seu próprio sistema operativo para dispositivos móveis. Chama-se, para já, HongMeng e pretende dar uma maior autonomia à marca chinesa, relativamente ao sistema operativo Android, da Google.
De acordo com uma entrevista que Ren Zhengfei, fundador e atual presidente da Huawei, deu à publicação francesa Le Point, o sistema operativo pretende ser mais rápido que o Android. Segundo noticia do GlobalTimes, ultrapassará a velocidade do sistema operativo da Google em 60%.
A Cnet avança que a Huawei está a preparar este sistema operativo para correr em diferentes tipos de dispositivos (smartphones, automóveis e centros de dados), embora a marca chinesa ainda esteja a trabalhar no desenvolvimento da sua própria loja digital, para ser capaz de rivalizar com a Play Store da Google ou da App Store da Apple.
«Por agora ainda usamos o Microsoft Windows ou o Android da Google. Mas caso deixemos de os poder usar, vamos optar por um plano “B” e criar o nosso próprio sistema operativo», referiu cautelosamente um representante da marca chinesa à Cnet.