A SpaceX deu um importante passo na reutilização de material de foguetões que vêm do Espaço. Recentemente, durante um teste a empresa aeroespacial conseguiu recuperar a estrutura de transporte cónica do foguetão que caiu na rede do barco, que dá pelo nome de “Ms. Tree”, utilizado para capturar material utilizado em testes. De acordo com a TechCrunch, na grande maioria das vezes estes compenentes dos rockets ou perdem-se no mar ou destroem-se com a queda.
Na página oficial de Twitter da SpaceX, foi publicado esta quarta-feira um vídeo no qual se pode ver o momento de regresso da estrutura à Terra. A luz azul incandescente deve-se ao estímulo das partículas presentes na atmosfera, que ao aquecerem com a fricção da queda libertam a cor azul intensa – tal e qual como quando material espacial entra em colisão com as camadas da atmosfera terrestre.
Um segundo vídeo mostra a cápsula de transporte a aterrar na rede de forma suave, auxiliada por um paraquedas que ajudou a abrandar a velocidade da queda. Nas palavras de Elon Musk, esta recuperação impede que «sejam desperdiçados 6 milhões de dólares» (cerca de 5,32 milhões de euros). Segundo a TechCrunch este valor vem acrescentar à redução de custos feita no passado, nomeadamente, no lançamento dos propulsores Falcon 9, na ordem dos 62 milhões para 50 milhões dólares (54,97 milhões para 44,33 milhões de euros), assim que a empresa passou a usar ferramentas que permitem a reutilização dos propulsores por mais de uma vez.
A recuperação mais recente pode representar um passo importante para este processo de reciclagem e talvez possa ajudar a que num futuro próximo se torne uma técnica mais comum na indústria aeroespacial.