A SpaceX está a preparar-se para lançar esta segunda-feira à noite um foguetão modelo Falcon Heavy, numa missão que vai contar com a participação da Força Aérea dos Estados Unidos. Nas palavras de Elon Musk, fundador da empresa espacial, este será «o voo mais difícil de sempre», por implicar entregas em 24 pontos divididos por 3 órbitas distintas.
Esta vai ser a primeira vez que a Força Aérea vai estar envolvida numa missão espacial a bordo de um Falcon Heavy e, embora não vá ser transportado material que possa por em causa a segurança nacional americana, como um satélite, ou sistemas de comunicação, entre outros, a missão tem alguns riscos para a SpaceX.
De acordo com a Ars Technica as Forças Armadas americanas estão em processo de seleção das empresas com quem vai assinar contratos para fazer lançamentos ao Espaço entre 2022 e 2026 – do que se sabe serão escolhidas apenas duas empresas.
Adiantando-se a mostrar interesse, a SpaceX reiterou que o seu modelo Falcon Heavy está capacitado para alcançar as nove “órbitas de referência” a que a Força Aérea americana pretende chegar.
Dado o cenário, esta noite será a verdadeira prova de ferro da empresa de Elon Musk, pois caso tudo corra bem pode ganhar vantagem sobre a concorrência nos programas espaciais das Forças Armadas americanas.