A Facebook conseguiu assegurar um investimento de 10 milhões de dólares (cerca de 8,9 milhões de euros) no Project Libra, a nova criptomoeda que a rede social quer por a circular em breve. De acordo com o The Wall Street Journal, na lista de parceiros constam nomes como a PayPal, Uber, Visa, Mastercard, Stripe e Booking.com.
O mesmo jornal explica que esta moeda digital terá uma ligação ao dólar americano, que a tornará menos volátil do que outros tipos de criptomoedas. Num futuro próximo, os utilizadores da Facebook vão poder fazer transferências e pagamentos de bens e serviços através da plataforma da rede social em qualquer página da Internet que utilize este mecanismo de pagamento – um pouco ao estilo do PayPal.
Embora ainda não sejam conhecidos muitos detalhes sobre este sistema, o Wall Street Journal afirma que nem a Facebook nem os membros do consórcio investidor vão controlar a moeda digital. Vão, em vez disso, ter um papel ligado ao controlo de processos, nomeadamente, verificação de pagamentos e registos de atividade.
De acordo com a Engadget, na próxima semana a Facebook vai revelar mais detalhes assim que publicar o estatuto de utilização da moeda digital.