A primeira diretiva de política espacial assinada por Trump ia no sentido de encorajar a NASA a enviar pessoas para a Lua. Em março, o vice-presidente Mike Pence pediu mesmo à agência que acelerasse esta missão e, no mês passado, Trump pediu mais 1,6 mil milhões de dólares para tornar esta missão real.
Agora, o presidente dos EUA publicou no Twitter uma mensagem em que parece contradizer todos estes esforços. «Com todo o dinheiro que estamos a gastar, a NASA NÃO devia estar a falar sobre a Lua – Fizemos isso há 50 anos. Devem estar focados nas coisas muito maiores qeu estamos a fazer, incluindo Marte (do qual a Lua faz parte), Defesa e Ciência», lê-se na mensagem.
A NASA, recorde-se, tem planos para enviar a primeira mulher à Lua na missão Artemis, construir uma base lunar e uma nova estação espacial à volta do astro. Há ainda planos para iniciar a seleção de empresas que irão construir as sondas que possam levar humanos à Lua, lembra o The Verge.
O tuíte do presidente é estranho pelo conteúdo da mensagem, mas também pelo timing: a NASA anunciou no mesmo dia que ira abrir a Estação Espacial Internacional para explorar mais oportunidades comerciais. Um porta-voz da Casa Branca confirmou que o objetivo da administração sempre foi chegar a Marte e que os fundos adicionais foram pedidos ao Congresso para chegar à Lua em 2024 no sentido de se chegar a Marte uma década depois de se criar uma presença lunar sustentável.