A Huawei assinou um acordo esta quarta-feira que vai encarregar a empresa china da instalação da rede 5G na Rússia durante o próximo ano. De acordo com a Cnet, Guo Ping, o atual administrador da Huawei, e Alexey Kornya, administrador da MTS, uma operadora de telecomunicações russa, assinaram o acordo na presença dos presidentes de ambos os países, Xi Jinping e Vladimir Putin.
«Ambas as empresas sentiram que este era um momento estratégico para cooperarem, daí ter sido decidida a construção da estrutura que vai permitir haver 5G na Rússia num futuro próximo», disse Kornya num comunicado de imprensa.
Já o administrador da Huawei sublinhou que a posse de mais de 16 mil patentes relacionadas com a tecnologia 5G tornam a marca chinesa a mais poderosa do mundo nesta área da tecnologia. «Esperamos que esta união de forças venha a ajudar a Rússia a entrar mais rápido na era do 5G», disse Guo Ping.
Segundo a BBC, o presidente chinês encontra-se neste momento numa visita de estado à Rússia e este acordo pode vir a pressionar fortemente os países ocidentais, na medida em que a tecnologia 5G está a ser desenvolvida a um ritmo vertiginoso.