O governo dos Estados Unidos está a preparar uma investigação que pretende apurar provas de abuso de poder de mercado, por parte de marcas como a Amazon, Apple, Facebook e Google. A informação foi confirmada por fontes à Reuters esta segunda-feira, que avançam que a investigação será conduzida Federal Trade Comission (FTC) e pelo Departamento de Justiça Americano.
Caso o processo avance, a FCT ficará incumbida de investigar a Amazon e a Facebook, enquanto que o Departamento de Justiça supervisionará a Google e a Apple. Tal como se está a verificar na Europa, com a queixa apresentada pela Spotify contra a Apple, as entidades reguladoras americanas podem vir a reforçar as leis antitrust, de forma a tornar mais fluída a liberdade de competição no mercado.
Esta segunda-feira as ações das empresas tecnológicas em causa tiveram uma ligeira descida, nomeadamente, a Apple (1%), Facebook (7,5%), Alphabet Inc, detentora da Google (6%), e a Amazon (4,6%).
De acordo com a Reuters, Donald Trump tem vindo a acusar algumas empresas tecnológicas de oprimir utilizadores conservadores, tendo sugerido que fosse feito um maior escrutínio destas empresas. No passado, o presidente americano deixou também pesadas críticas à Amazon, dizendo que a empresa de retalho online aproveita-se do serviço postal americano.