A Intel e a AMD anunciaram o lançamento de novos processadores esta segunda-feira, na Computex, um evento de tecnologia que se realiza no Taiwan. As grandes novidades da AMD foram os processadores Epyc (de segunda geração), processadores novos da família Ryzen (de terceira geração), novas placas gráficas Navi. Pelo lado da Intel, as grandes novidades são os CPUs de 10 nanómetros (nm) e uma versão especial do Core i9.
Os processadores Epyc de segunda geração da AMD, cujo nome de código é “Rome”, poderão estar disponíveis a partir do terceiro trimestre deste ano.
Foi revelado que os processadores gráficos (GPU) Radeon Navi vão passar a incorporar uma componente RDNA, que torna-os mais potentes no processamento de gráficos. Embora a marca tenha prometido revelar mais detalhes na E3, um importante evento de gaming que se realiza de 11 a 14 de junho, tudo aponta que o produto esteja disponível a partir de julho deste ano
A nova gama de processadores de 7 nm que a AMD pretende lançar dia sete de julho vai ser composta pelos seguintes modelos:
Processadores Ryzen 7
3700X (3,6 GHz, oito núcleos, 16 threads, 36 MB de capacidade, TDP de 65 W e um preço de 329 dólares);
3800X (3,9 GHz, oito núcleos, 16 threads, 36 MB de capacidade, TDP de 105 W e um preço de 399 dólares);
Processadores Ryzen 9
3900X (3,8 GHz, doze núcleos, 24 threads, 70 MB de capacidade, TDP de 105 W e um preço de 499 dólares).
Já a Intel anunciou uma edição especial do processador i9-9900K, o i9-9900KS, um processador que é capaz de ter os oito núcleos a funcionar em simultâneo a 5 GHz. Este fabricante anunicou ainda o primeiro processador de 10 nm para laptop, chamado Ice Lake Core, que estará disponível já em junho.
A Intel anunciou que estes novos chips vão ser integrados em computadores já no próximo Natal.