O Portal das Finanças regressou à total operacionalidade no final de segunda-feira, pondo termo às perturbações geradas pelo grande afluxo de utilizadores durante o primeiro dia do período de entrega do IRS. À Exame Informática, uma fonte oficial do Ministério das Finanças confirmou que «às 20:30 de ontem tinham sido entregues um total de 303 717 declarações (164 119 com IRS Automático e 139 598 com entrega normal) não se verificando assim o impedimento total da entrega»
De acordo com os vários jornais nacionais, vários contribuintes que tentaram entregar declarações de IRS tiveram dificuldades em aceder à área privada quando navegavam no portal online das Finanças, recebendo uma mensagem que indicava que «este site está inacessível». Mesmo que acedessem à área privada, os contribuintes não conseguiam encontrar o Modelo 3 do IRS em formato offline, segundo confirmado pela Ordem dos Contabilistas Certificados em comunicado.
De acordo com o jornal Público o problema sucedeu devido ao «elevado número de acessos» à página, explicando que uma situação semelhante de sobrecarga da plataforma ocorreu em 2018. O jornal avança ainda que «logo após as 0h desta segunda-feira se registaram 6000 acessos ao portal por minuto. E que hoje ao início da manhã 100 mil contribuintes já tinham entregado a respectiva declaração».
Contactado pela Exame Informática, o MInistério das Finanças não confirma – nem desmente – ter procedido a um reforço dos servidores que suportam o Portal das Finanças. Fonte oficial referiu ainda que o Ministério das Finanças não se iria pronunciar relativamente ao último dia de entrega do IRS, conhecido por ser um dos dias em que os contribuintes costumam bater recordes de acesso ao Portal das Finanças.