Portugal torna-se o primeiro país da Europa a ter uma infraestrutura única de API de acesso a 95% das contas bancárias, cumprindo a visão da Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2) com a estreia da API Market da SIBS. Com esta solução, qualquer PSP pode testar as ligações a infraestrutura e às API portuguesas definidas pela diretiva PSD2 para consulta de saldos e movimentos, iniciação de pagamentos ou consulta de disponibilidade de fundo.
A plataforma universal só foi lançada antes de tempo porque 18 entidades de referência aderiram à infraestrutura. O SIBS API Market assenta num único standard, é disponibilizada através de uma única ligação numa plataforma tecnológica com os mais elevados padrões de alta disponibilidade e resistência e é assistido por uma equipa única e especializada que presta apoio no acesso e utilização.
A solução vai servir como hub de atração para startups e fintechs que queiram colaborar com as atuais entidades financeiras cujas API estão disponíveis e prestar novo serviços e soluções no panorama nacional.
«Este dia marca um novo ciclo na história dos pagamentos e dos serviços financeiros em Portugal. O desenvolvimento do SIBS API Market foi um grande desafio, mas acima de tudo uma oportunidade. Demonstrámos uma vez mais que somos pioneiros, através do lançamento de uma plataforma absolutamente fundamental para o país, que contribuirá para que Portugal continue a ser reconhecido como um país de vanguarda em evolução tecnológica promotor da economia digital e de uma sociedade mais cashless», afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, citada em comunicado de imprensa.
O API Market incorpora a monitorização e deteção de fraude da solução Paywatch, que posicionou o sistema de pagamentos nacional como um dos mais seguros, com níveis de segurança quatro vezes superiores à média da Europa.