A ideia de cobrar às empresas pelos dados recolhidos não é inédita e já foi inclusivamente testada em Washington. Agora, parece ser a vez da Califórnia, onde o Governador apresentou uma proposta que pode passar por permitir aos utilizadores venderem a sua informaçãou ou pela aplicação de um imposto às empresas tecnólogicas. Por ser do estado que alberga o Sillicon Valley, onde algumas das maiores empresas de IT estão sedeadas, a proposta da Gavin Newsom ganha especial relevância. Recorde-se que a Califórnia aprovou recentemente uma legislação sobre privacidade dos dados que confere aos utilizadores maior controlo, tem leis específicas sobre a proteção de informação de crianças em idade escolar e não permite aos empregadores forçarem os utilizadores a ceder as passwords das suas contas pessoais.
Nesta fase, a ideia de Newsom foi apresentada durante um discurso, mas a Cnet avança que o projeto de lei estará em vias de ser terminado e proposto para aprovação. As empresas tecnológicas que poderão ser afetadas não comentaram o tema para já.
Já em 1990, o economista da New York University Kenneth Laudon considerou que o acesso aos dados dos consumidores para venda de produtos e envio de junk mail era bastante barato. Para emendar a situação, o especialista defendeu que os consumidores deviam poder vender os seus dados.
Alessandro Acquisti, um professor na Carnegie Mellon University, considera que terá de haver regulação que proteja a privacidade, caso contrário, poderemos assistir a um esquema de incentidos perverso e que coloque em causa a defesa dos direitos dos consumidores.
A aplicação de uma lei destas na Califórnia poderá servir de exemplo para os EUA e para o Mundo.