A Vespa trouxe para Portugal o sua scooter mais recente, com motorização 100 elétrica. Apesar desta diferença fundamental para os restantes modelos da marca, o design é o tradicional.
Este modelo “verde” possui uma potência máxima de 4 kW e um desempenho característico de motores elétricos, o que significa elevado binário. De acordo com a informação da marca, a performance da Vespa Elettrica supera a performance das scooters equivalentes com motores de combustão de 50 cc, particularmente no que diz respeito à aceleração em situações de início de subidas.
Tem uma bateria de lítio com sistema de recuperação de energia, que recarrega durante a desaceleração, garantindo uma autonomia até 100 km, tanto em estrada como em ambiente urbano. Necessita de 4 horas para recarregar totalmente a bateria, através de uma ligação por cabo (localizada debaixo do selim) a uma tomada elétrica tradicional ou num posto de recarga público.
A bateria do modelo, garante uma eficiência até 1.000 ciclos de carga completos, ou seja, entre 50.000 a 70.000 km (equivalente a, aproximadamente, 10 anos de utilização do veículo numa cidade). Mesmo após os 1.000 ciclos de carregamento, a bateria mantém 80% da sua capacidade, mantendo a scooter utilizável. Embora sob o assento, a bateria compacta não impede a funcionalidade do compartimento por baixo do assento, que tem capacidade para transportar um capacete Jet.
O sistema Ride by Wire permite o controlo da potência do motor. Ao pressionar o botão RIDING MODE, no lado direito do guiador, o piloto escolhe o modo ECO (com velocidade limitada a 30 km/h e aceleração mais gradual, este modo permite economizar energia e prolongar a vida útil da bateria) ou POWER (modo de condução que explora completamente a potência do motor). Para facilitar mobilização da Vespa Elettrica durante manobras, o condutor pode ainda utilizar o modo REVERSE.
A compra do veículo permite ao utilizador aceder à nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa (que conecta o smartphone ao veículo), permitindo uma gestão de recursos na interface incorporada no painel de instrumentos digital com ecrã TFT a cores de 4,3 polegadas.
Velocidade, modo de condução, alcance residual em km, nível de carga da bateria (%), qualidade de condução ecológica e nível de energia (utilizado ou recuperado durante a viagem) são algumas das informações que podem ser consultadas no visor TFT que, aquando da conexão do smartphone via Bluetooth, permite também a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens.
O sistema permite ainda, através dos botões do guiador, atender chamadas ou reproduzir músicas da sua própria lista de preferências.
A Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público de € 6.790. Em abril, a versão equivalente a um motociclo de 125 cc vai estar também disponível na rede de concessionários Vespa Elettrica, por um preço de venda ao público recomendado de € 6.990.