A Polícia Judiciária e a Procuradoria Geral da República anunciaram a detenção de Rui Pinto, o hacker ligado aos emails do SL Benfica. O cidadão português foi detido na Hungria e é suspeito dos crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo, devendo ser extraditado para Portugal no espaço de «três semanas a um mês».
As autoridades não citam o nome de Rui Pinto no comunicado, mas avançam que «na sequência de diligências cumpridas em sede de cooperação internacional em país comunitário», foi concretizada «a detenção de um cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia Mandado de Detenção Europeu.», cita o Expresso. Durante a conferência de imprensa, a Polícia Judiciária optou por uma postura mias conservadora, considerando ser prematuro ligar o suspeito ao caso do roubo e divulgação de emails do clube encarnado.
O pirata terá sido apanhado na sequência da operação Cyberduna, em Budapeste, em colaboração com as autoridades húngaras e foi apreendiddo ainda material informático do suspeito.