Durante 24 horas seguidas, mais de 40 participantes estiveram a programar soluções que usam tecnologia blockchain no desenvolvimento de produtos tecnológicos no ecossistema da mobilidade. Dos sete projetos finais apresentados, o DisIOTAllow foi o grande vencedor: uma plataforma onde os utilizadores podem partilhar a sua informação em tempo real, em segurança, com marcas em troca de benefícios. O projeto de Arnon, Alexandre e Luís rendeu-lhes um prémio de dez mil euros.
Os projetos finais passavam por serviços de agregação de informação sobre os carros ou plataformas que recompensam os utilizadores com perks consoante os dados que partilham. A ideia vencedora passa precisamente por ajudar a controlar o tráfego nas estradas com IOT.
O objetivo do evento era estimular a comunidade crescente na área do Blockchain e dar-lhe ao mesmo tempo para fazer networking, aprender e desenvolver novos desafios ao conjunto, ao mesmo tempo que permite aos hubs tecnológicos identificar talento para as suas equipas. A partir do próximo ano, explica o comunicado de imprensa, ambas as empresas do grupo Daimler pretendem ter equipas dedicadas ao blockchain a operar a partir de Portugal.
Alexandre Vaz, Managing Director da Mercedes-Benz.io, considera que «foi bom ter oportunidade de estar em contacto com a comunidade que está a desenvolver soluções de blockchain». Por outro lado, Erik Spitzer, CEO da Daimler Trucks & Buses Tech and Data Hub, afirma que «esta é mais uma prova de que Portugal é o local certo e conta com as pessoas certas para mudar o futuro da mobilidade».
O evento decorreu no espaço das Carpintarias de São Lázaro e contou com o apoio da Startup Lisboa, da Altice e do Instituto Superior Técnico.