A empresa de Cupertino espera ter um trimestre mais fraco nos mercados emergentes, devido à fraqueza das economias locais e de algumas perdas com as taxas de câmbio. O facto de ter menos vendas nestes países irá ser determinante para um trimestre abaixo do esperado inicialmente. Os acionistas não se compadeceram, fazendo o preço das ações baixar para os 208,5 dólares, tirando 67 mil milhões de capitalização da empresa e levando-a a cotar-se abaixo do bilião de dólares, noticia a Reuters.
Oito casas de investimento baixaram o preço-alvo para ações da Apple, mas uma delas chegou mesmo a baixar na recomendação de investimento, de comprar para neutral.
Outro dos motivos de crítica para a Apple deve-se ao anúncio feito a semana passada de que a empresa iria deixar de revelar estatísticas de venda individuais para iPhones, iPad e computadores Mac. Os analistas consideram esta informação importante para determinar, por exemplo, se as vendas de iPhone começam a descer ano após ano como resultado de preços de venda mais elevados.