Os professores pedem que os trabalhos sejam entregues em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento único e que tenham pelos menos cinco páginas. A lista de requisitos pode variar de docente para docente, mas é uma prática comum. A empresa de marketing MSCHF desenvolveu agora a fonte Times Newer Roman, para ajudar a “encher” espaço na folha, quando a criatividade (ou o conhecimento) não é suficiente.
A Times Newer Roman assemelha-se à fonte original que lhe dá o nome, mas cada caracter foi subtilmente alterado para ser 5 a 10% mais largo, fazendo o trabalho parecer também maior. Os dados partilhados pelos criadores dizem que um documento de 15 páginas, com espaçamento único e tamanho de letra 12 tem 6680 palavras em Times New Roman. Para o mesmo conjunto de especificações, mas em Times Newer Roman, só são precisas 5833 palavras, noticia o The Verge.
A nova fonte é uma versão alterada da Nimbus Roman No. 9 L, uma fonte de código aberto que foi criada precisamente para replicar o aspeto da Times New Roman original. As alterações efetuadas foram apenas na dimensão horizontal e não na vertical de cada caracter.
A “batota” só será possível em documentos entregues fisicamente impressos ou em formato PDF. Caso o aluno envie o documento em Word e o professor não tenha a fonte instalada, é provável que o esquema seja revelado.