A nova parceria entre os três fabricantes automóveis e a Google deve começar a dar frutos em 2021, altura em que devem surgir os primeiros veículos construídos ao abrigo deste acordo. A Google irá ceder o acesso ao Maps, à loja de apps e ao assistente de voz a partir dos paineis de controlo dos veículos. Este passo permite à Google adquirir maior presença no setor, uma vez que estas três marcas venderam mais de 5,5 milhões de carros no primeiro semestre deste ano.
A parceria surge porque muitos dos condutores estão habituados ao ecossistema Google, explicaram os responsáveis do setor automóvel ao Wall Street Journal.
Com este acordo, a discussão sobre se é mais benéfico para o consumidor ter um sistema que já conhece, como o Android, ou ter de optar por um sistema criado por um fabricante automóvel vai conhecer um novo capítulo. De um lado, as preocupações sobre a cedência de dados às gigantes tecnológicas e, do outro, o facto de os utilizadores terem de se habituar a trabalhar com um sistema proprietário, novo, do fabricante automóvel.
Recorde-se que a Volkswagen já coloca o Google Earth no sistema de navegação in-car de alguns modelos e a Volvo prepara-se para ter um sistema de infotenimento baseado em Android.