Lino Santos é o nome escolhido pelo gabinete de Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, para suceder a Pedro Veiga na coordenação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). O novo coordenador do CNCS deverá iniciar operações em julho, informa o gabinete da ministra da Presidência.
Não é a primeira vez que a Lino Santos assume um cargo no CNCS. O novo responsável liderou as operações do CNCS quando foi criado, em 2014, tendo saído pouco depois.
Antes da criação do CNCS, Lino Santos liderou o CERT.pt, entidade de reação e prevenção de incidentes na Internet, que estava circunscrita ao meio académico, mas que haveria de transitar, em parte, para o CNCS. Atualmente, Lino Santos coordena a «área de Computação Avançada e Segurança da unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia», refere o comunicado do Ministério da Presidência e Modernização Administrativa. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática e mestrado em Direito e Segurança.
A nomeação de Lino Santos para a coordenação do CNCS surge na sequência do pedido de demissão apresentado por Pedro Veiga da coordenação do CNCS no início de maio, na sequência de discordâncias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.