O eurodeputado Carlos Zorrinho propôs à Comissão Europeia que comece a trabalhar numa segunda edição do programa de instalação de acessos à Net por Wi-Fi que dá pelo nome de WIFI4EU. O eurodeputado português, que é um dos mentores deste programa de instalação de redes Wi-Fi comunitárias na UE, considera que esta seria a medida mais adequada para levar a cobertura sem fios a municípios da UE que não conseguiram financiamento na primeira edição do WIFI4EU.
Além da renovação do WIFI4EU, Zorrinho propôs que todos os municípios elegíveis possam ser financiados ao abrigo dos 120 milhões de euros disponibilizados pelas instâncias europeias para o programa WIFI4EU.
As propostas de Carlos Zorrinho foram apresentadas na Comissão de Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu, dando seguimento ao diálogo levado a cabo com a Comissária para a sociedade digital, Mariya Gabriel.
A ideia de renovação do WIFI4EU surge quatro dias depois de a Comissão Europeia ter interrompido as candidaturas do portal WIFIi4EU devido a problemas técnicos. O anúncio da suspensão das candidaturas foi feito pela Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM). A entidade reguladora informou ainda que as entidades já registadas não terão de se candidatar novamente aos vales que podem ser aplicados na compra de equipamentos de rede.
Até à data, já foram adimitidas as candidaturas 11 mil municípios da UE para a obtenção de vales que podem ser aplicados na compra de equipamentos de acesso à Net por Wi-Fi. Apenas 11 municípios portugueses não se candidataram ao WIFI4EU.