Com o programa “Community Boost EU”, a empresa ambiciona treinar mais de 1 milhões de pessoas nos próximos dois anos. Uma meta que justifica o investimento em três novos centros onde vão ser disponibilizados cursos em temas como a segurança online e a utilização de sistemas digitais.
Os programas de literacia digital vão ter como principal alvo as camadas mais velhas e mais novas da população. Pessoas com acesso limitado à tecnologia e refugiados também fazem parte dos alvos prioritários desta estratégia da Facebook. É importante destacar que muita desta formação vai ser dada online. Portugal, está de fora desta ação da Facebook como é possível constatar no comunicado oficial.
A empresa também anunciou que vai investir 10 milhões de euros na unidade de desenvolvimento de Inteligência Artificial que tem em França. Ali, a Facebook vai duplicar o número de investigadores e de engenheiros (de 30 para 60) e aumentar os residentes de 10 para 40 – garantindo assim mais bolsas para estudantes.
«Há uma grande preocupação que a revolução digital esteja a deixar muita gente para trás e queremos garantir que estamos a investir nas competências digitais corretas que vão dar às pessoas a capacidade de participarem na economia digital», disse a COO da Facebook, Sheryl Sandberg, à Reuters. Estes três novos centros juntam-se a um outro, com o mesmo propósito, que a Facebook abriu o ano passado em Berlim, Alemanha.
A decisão da empresa de Zuckerberg pode servir para atenuar alguma da pressão que a Facebook tem sofrido na Europa devido à falta de pagamento de impostos e ao controlo dos conteúdos (fake news) que são amplificados pela Rede Social.