Na IFA deste ano (a maior feira de Eletrónica de Consumo da Europa que se realiza na Alemanha em setembro) a Toshiba apostou num relançamento da sua divisão de televisores na Europa mostrando equipamentos com ecrãs OLED de Ultra Alta Definição e com suporte para a Alexa – a assistente virtual da Amazon. Este regresso dos televisores da Toshiba ao “Velho Continente” contou com o apoio da Vestel (empresa turca e um dos maiores fabricantes mundiais de eletrodomésticos). Por isso, foi algo surpreendente o comunicado de imprensa recebido hoje no qual a Hisense dá a conhecer que vai comprar a Toshiba Visual Solutions Corporation.
Na informação, é explicado que a Hisense adquire as unidades de investigação, desenvolvimento e produção. Além disso, também fica com os direitos para usar a marca Toshiba nos mercados Europeu e no sudeste asiático. Algo que se aplica a produtos e soluções na área da imagem e que é extensível a parceiros da Toshiba Visual Solutions Corporation.
A aquisição também inclui as duas fábricas que a Toshiba Visual Solutions Corporation tem no Japão e os respetivos funcionários. A Hisense também fica na posse de todo o portefólio atual da divisão de televisores e imagem da Toshiba.
No comunicado são citados números da IHS que referem que a Toshiba foi número 3 no mercado japonês de televisores o ano passado. O mesmo comunicado indica que, somadas as quotas de ambas as empresas nesse mercado, depois da aquisição a Hisense fica com 20% do mercado e será Nº2.
Na China, a Hisense lidera o mercado de televisores há 13 anos consecutivos – informação também contida no comunicado de imprensa.