Honolulu, capital do arquipélago do Havai, decidiu acabar com os teleabusos dos peões na hora de atravessar a estrada: de ora em diante quem for apanhado de telemóvel na mão a enviar e-mails, mensagens, SMS ou derivados enquanto atravessa a estrada habilita-se a ser multado. Há três valores previstos para as multas: 35 dólares (cerca de 29 euros) para a primeira vez; 75 dólares (à volta 63 de euros) para quem reincide; e 99 dólares (quase 84 euros) para quem não aprendeu e repete uma terceira vez.
De acordo com o Guardian a medida é aplicada tanto a telemóveis como a pagers, tablets, consolas, portáteis ou câmaras de fotográficas. A medida apenas se aplica ao envio de mensagens escritas – pelo que atravessar a estrada em conversação no telemóvel não deverá ser alvo de sanção.
No estado de New Jersey, chegou a ser trabalhada uma proposta de aplicação de multas aos peões que atravessem a estrada ao mesmo tempo que trocam mensagens nos respetivos telemóveis, mas aparentemente a medida não terá avançado e hoje Honolulu é a primeira cidade dos EUA – e provavelmente do mundo – a aplicar multas do género.