Em maio, a AlphaGo, a Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela DeepMind da Google, desafiou o campeão humano de Go e venceu por 3-0. Pois bem, se este programa já parecia poderoso, a DeepMind anunciou agora a AlphaGo Zero, uma IA que bate todas as anteriores a nível de performance e que se distingue ainda por uma característica particular: é capaz de aprender sozinha, enquanto as versões anteriores tinham de aprender a jogar Go com os humanos e com os jogos profissionais.
Para se ter noção do que representa a evolução desta IA, basta referir que a Zero, com apenas três dias de aprendizagem, bateu uma versão anterior do AlphaGo que já derrotara um dos melhores jogadores mundiais humanos por 100 a 0. Depois de 40 dias de treino, venceu o modelo Master (o tal que derrotou recentemente o campeão humano) por 89 a 11.
O artigo científico que explica os detalhes de como a IA foi capaz de dominar o jogo Go sem recorrer a conhecimento humano foi publicado na Nature e está disponível para consulta. Esta capacidade da AlphaGo Zero aprender sozinha representa um passo potencialmente importante para acabar com a dependência de uma grande quantidade de dados para uma aprendizagem bem-sucedida. Contudo, ainda está por verificar a fiabilidade desta abordagem em ambientes que não digam exclusivamente respeito a jogos de estratégia.
Pode saber um pouco mais sobre esta tecnologia no vídeo abaixo.