O datacenter da itconic, no Prior Velho, é a mais recente localização do GigaPIX. Esta nova aposta justifica-se pelo aumento de tráfego em 65% no último ano e irá permitir a ligação de novas organizações ao ponto que assegura o tráfego de Internet com origem e destino em Portugal sem que este tenha de cruzar fronteiras.
O GigaPIX melhora a qualidade das interligações das redes IP em Portugal, evitando a utilização de recursos internacionais para o trânsito de pacotes IP, o que torna a comunicação mais eficiente e menos dispendiosa.
Esta nova localização vai estar ligada física e logicamente às outras duas salas técnicas em Lisboa, no Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e no Porto, na FEUP, explica o comunicado de imprensa. A iniciativa é promovida e operada pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A adesão ao GigaPIX é aberta a todas as organizações que cumpram os requisitos técnicos e legais, facilitando uma plataforma de troca de tráfego IP a todos os membros.