A Academia de Código Júnior arrancou este ano letivo com o propósito de formar mais de 50 mil crianças do primeiro e segundo ciclos do ensino básico – mas a pouco mais de uma semana de terminarem os prazos de inscrição há ainda mais de 30 mil vagas por preencher. Os cursos de programação são gratuitos.
De acordo com um comunicado da empresa de formação Academia de Código apenas 150 escolas e um total de 20 mil alunos terão já feito a inscrição nas ações de ensino de programação. O facto de o número de alunos estar ainda a menos de metade do previsto inicialmente estará relacionado com o próprio calendário escolar. O período de inscrições para este plano de formação arrancou há cerca de um mês, e muitas escolas ainda não começaram a funcionar em pleno, depois das férias de verão. Entre os mentores do projeto há a expectativa de que durante os próximos dias se multipliquem as inscrições na Academia de Código Júnior.
A Academia de Código Júnior chegou ao ensino público depois de garantir a autorização da Direção-Geral da Educação.
Os cursos gratuitos da Academia de Código Júnior não estão disponíveis nas regiões de Lisboa, Faro, Madeira e Açores. Os cursos pressupõem a formação de professores do ensino básico na área da programação (através de cursos on-line de 25 horas). Depois desta formação, os professores deverão ficar aptos a ensinar os rudimentos da programação a crianças.
Até à data, passaram 5000 crianças pela Academia de Código Júnior, no âmbito de projetos piloto realizados em Lisboa, Fundão, Santa Maria de Lamas, e escolas de Itália, Grécia e Polónia. Em 2017, a Academia de Código Júnior ganhou o prémio World Summit on the Information Society (WSIS) Prizes 2017 Champion.