A Qualcomm explica que a Apple viola as suas patentes em tecnologias que ajudam os aparelhos a ter um melhor desempenho, sem esgotar tanto a bateria. Os aparelhos em causa tem chips da rival Intel. A Qualcomm vai pedir à International Trade Commission dos EUA que proiba a importação de alguns modelos de iPhone e iPad, alimentados com chips da Intel e interpôs uma ação judicial num tribunal da Califórnia para pedir uma indemnização, noticia a Reuters.
Por outro lado, a Apple defendeu-se no passado destas acusações dizendo que a Qualcomm quer forçar a marca da maçã a pagar um “imposto” sobre os aparelhos que usam os chips daquela fabricante.
Na queixa da Qualcomm não há qualquer referência a uma violação de patentes por parte da Intel, mas sim da forma como a Apple implementa aqueles chips nos iPhone e iPad.
Apesar de a ITC ser um palco habitual para estas batalhas judiciais, a média de resolução de casos está nos 16 meses, pelo que esta situação não deve ter impacto nas vendas dos iPhone comemorativos do décimo aniversário do smartphone.