Os investigadores acreditam que a estrutura dos búzios pode conter o segredo para construir materiais resistentes que podem ser usados em construção, equipamento de segurança, indústria aeroespacial e outras. A equipa do MIT criou uma técnica de impressão 3D que replica essa estrutura para a testar e analisar em laboratório, noticia o Engadget.
Os cientistas querem olhar de perto para os búzios e perceber qual a razão pela qual tipicamente pequenas quebras e rachas na estrutura não se expandem e não levam a que o búzio se parta. A concha é constituída por três níveis, com uma matriz em ziguezague, que lhe confere uma maior resistência.
A estratégia dos investigadores é criar vários modelos, todos com a estrutura idêntica, para perceber qual o impacto causado por diferentes operações. A vantagem de usar a impressão 3D é que a estrutura é sempre exatamente a mesma. Na Natureza, as conchas dos búzios têm pequenas variações, que podem influenciar os resultados.
A grande vantagem do material e da estrutura dos búzios é que conseguem resistir a danos e também dissipar a energia do impacto antes.