Os esforços vão ser liderados pela CUNY Graduate School of Journalism com o objetivo de combater as fake news e de aumentar a confiança no jornalismo em todo o mundo. Os participantes vão procurar desenvolver ferramentas que ajudem os leitores a distinguir notícias falsas de conteúdos verdadeiros, explica a Cnet. De acordo com o comunicado, a meta é «ajudar as pessoas a fazer julgamentos informados sobre as notícias que estão a ler e a partilhar online».
Esta iniciativa é mais uma, depois de Google e Facebook, entre outras, terem anunciado várias medidas para reduzir a proliferação de fake news.
Neste consórcio estão incluídos 19 parceiros:
· Arizona State University, EUA;
· Center for Community and Ethnic Media na CUNY Graduate School of Journalism, EUA;
· Constructive Institute at Aarhus University, Dinamarca;
· Edelman, EUA
· European Journalism Centre, Holanda;
· Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), Colômbia;
· Hamburg Media School, Alemanha;
· Hans-Bredow-Institut, Alemanha;
· The Ida B. Wells Society, EUA;
· International Center for Journalists, EUA;
· News Literacy Project, EUA;
· Polis, London School of Economics, Reino Unido;
· Ecole de Journalisme de Sciences Po, França;
· Society of Publishers in Asia, Hong Kong;
· Trust Project, EUA
· Walkley Foundation, Austrália
· Weber Shandwick, EUA
· Fundador da Wikipedia, Jimmy Wales;
· United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), Division for Freedom of Expression and Media Development.