Houve tempos em que a Google chegou a sonhar em distribuir acessos à Net através de drones – mas esse projeto não vai chegar sequer a descolar. A gigante tecnológica confirmou ter desistido do projeto conhecido como Titan devido à complexidade técnica e aos custos exigidos.
Acabou a aposta nos drones da Internet, mas a perspetiva de distribuir acessos à Net pelos céus mantém-se. Segundo a 9to5 Google, a gigante de Mountain View vai continuar a trabalhar no projeto Loon que tem em vista o uso de balões para a expansão do acesso à Net em zonas mais remotas ou com menor cobertura das redes de telecomunicações convencionais.
O projeto Titan começou a ser desenvolvido em 2014 por uma empresa que viria a ser comprada pela Google. A meados de 2015, uma falha numa das asas de um veículo aéreo teve como desfecho um acidente aparatoso no deserto do Arizona. Desde essa altura, o projeto Titan pouco mais evoluiu – e, no início de 2016, a maioria dos profissionais que trabalhavam naquela área foram recolocados noutros projetos. A Google não abandonou em definitivo os projetos com Drone: atualmente a companhia está a testar o uso de drones em serviços de entregas.