A muito badalada recolha mundial do Galaxy Note 7 da Samsung não foi suficiente para impedir o mercado global de smartphones de registar um crescimento no 3º trimestre deste ano. Um crescimento muito ligeiro, saliente-se, pois, quando comparado com os resultados do período homólogo do ano passado, o valor fica-se pelo 1%.
Estes dados são avançados pela consultora IDC, que refere que foram vendidos 362,9 milhões de terminais – um valor que já não inclui quaisquer números relativos ao Note 7. Se em relação ao ano passado se registou o crescimento de 1% que já referimos, o panorama é mais animador quando comparado com o trimestre anterior deste ano, pois aí a subida foi de 5,3%.
O top 5 de maiores fabricantes de smartphones permanece imutável, mas as marcas chinesas continuam a crescer a um ritmo acelerado, como se pode comprovar nos dados relativos à atual quota de mercado e respetiva comparação com o mesmo período do ano passado:
Samsung – 20% (anteriormente: 23,2%)
Apple – 12,5% (anteriormente: 13,4%)
Huawei – 9,3% (anteriormente: 7,6%)
Oppo – 7% (anteriormente: 3,2%)
Vivo – 5,8% (anteriormente: 2,9%)
De acordo com a IDC, Samsung e Apple continuam a lutar no segmento de topos de gama, mas terminais com um preço mais em conta, como o Oppo R9 e o Vivo X7, fizeram grande sucesso na China e começam a conquistar mercado na Europa Ocidental.