«A sondagem Google mostra que estamos à frente por dois pontos, em todo o país e isso apesar de o motor de busca da Google suprimir as más notícias sobre Hillary Clinton. E esta?», disse Trump dois dias depois do primeiro debate que pôs os dois candidatos frente a frente.
Esta é a segunda vez que Trump acusa a Google de tratamento injusto, embora desta vez não tenha entrado em pormenores e recusado adicionar mais comentários.
Da primeira vez que o fez, Trump acusou a Google de manipular os resultados de pesquisas sobre Hillary Clinton de forma a ocultar ou a despromover as notícias negativas. A Cnet explica que as principais acusações de Trump a Hillary aparecem no top cinco de pesquisas feitas no Google. Segundo o gigante da Net, o motor de busca procura conteúdos na Net e usa algoritmos para produzir o ranking de resultaods segundo mais de 200 fatores, incluindo a qualidade e relevância da página.
O presidente da Google, Eric Schmidt, afirmou que a empresa se vai manter neutra durante a campanha presidencial deste ano.