A Qualcomm está a procurar repetir a receita que aplicou ao mercado dos smartphones e está a desenvolver designs de referências para os capacetes de realidade virtual. O primeiro aparelho já foi apresentado e pode ser usado pelos fabricantes para criarem as suas próprias versões, a um custo mais reduzido.
O Snapdragon VR820 é um headset semelhante ao Gear VR, mas com duas câmaras frontais, situadas na zona dos olhos do utilizador. Esta plataforma traz tecnologia de deteção do olhar, sensores de movimento e um par de ecrãs AMOLED com resolução 1440×1440. As câmaras servem para criar experiências de realidade aumentada. Durante a demonstração, foi possível experimentar a realidade virtual numa cela com dragões e também junto de um polvo. O Engadget explica que deverá ser melhorado o sistema de deteção de perigo para que o utilizador não choque contra outra pessoa ou objeto.
A estratégia é semelhante ao que aplicado nos smartphones, quando mais de 50 fabricantes pegaram nos designs da Qualcomm e ofereceram os seus próprios modelos de baixo custo. Ainda não se sabe quando é que estes modelos de referência vão estar disponíveis para os fabricantes.