![man-data-analytics-chalkboard-ss-1920.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/9317922man-data-analytics-chalkboard-ss-1920.jpg)
Chief Data Officer (CDO) é um cargo inédito na Câmara Municipal de Lisboa – e acaba de ser estreado por João Tremoceiro. Hoje, num encontro com jornalistas sobre o repositório de dados abertos da capital, Paulo Soeiro de Carvalho, responsável pela Direção Municipal de Economia e Inovação (DMEI) do município alfacinha, confirmou a criação do cargo de CDO e o nome da pessoa que o vai ocupar.
João Tremoceiro ocupou, até à recente nomeação para CDO, o cargo de Coordenador da Equipa de Missão para o Desenvolvimento do Centro Operacional Integrado de Lisboa.
A criação do novo cargo decorre da crescente aposta no big data e do desenvolvimento de repositórios de dados abertos, que poderão ser usados para o lançamento de novos serviços, ou agilizar a gestão de diferentes equipamentos urbanos.
Recentemente, o município lançou o repositório Smart Open Lisboa (SOL), que deverá funcionar como um dos principais pilares na gestão e disponibilização de dados relacionados com cidade. «Este repositório vai poder receber dados de instituições públicas e privadas. A ideia é saber como é que se pode carregar mais dados e dados de melhor qualidade», refere Paulo Soeiro de Carvalho.